Projetos de Engenharia

Levantamento de Campo

O levantamento de campo tem por finalidade fornecer as informações necessárias e pertinentes à correta execução de estudos, projetos, As built e afins.

A SANDECH possui uma equipe completa de profissionais altamente capacitados e aptos a realizar levantamentos de campo sob as mais diversas condições de trabalho, tendo treinamento específicos para cada caso, tais como: Serviços em Instalações e em Eletricidade (NR-10), Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais (NR-11), Atividades e Operações Perigosas (NR-16), Líquidos Combustíveis e Inflamáveis (NR-20), Trabalho a Céu Aberto (NR-21), Proteção Contra Incêndios (NR-23), Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados (NR-33), Trabalho em Altura (NR-35), entre outros.

Estudo de Viabilidade

O estudo de viabilidade tem como objetivo principal identificar as necessidades do Cliente, estimar recursos e, através de uma análise técnico-econômica, definir a opção que melhor viabiliza o empreendimento.

É através dele que são definidos fatores determinantes no sucesso de um novo negócio, como localização, capital e concepção do produto ou processo, bem como seu potencial de mercado e o retorno financeiro sobre o investimento.

Projeto Conceitual

Baseando-se no estudo de viabilidade, surge o projeto conceitual, que trata da validação das escolhas feitas no estudo, de forma a atender as necessidades ou requerimentos nas áreas de uma planta de engenharia.

Pode-se dizer, portanto, que o projeto conceitual é a fase inicial na execução de um projeto de um produto ou instalação.

Projeto Básico

O projeto básico é a fase onde serão definidas com precisão todas as características básicas do empreendimento solicitado pelo Cliente, como os serviços, materiais e equipamentos, incluindo ainda definição dos primeiros layouts, previsão do prazo de execução e o custo global da obra.

O projeto básico é essencial para evitar problemas operacionais futuros, alterações de especificações técnicas, falta de efetividade, entre outros.

Projeto Feed

Posterior ao projeto básico, o FEED (Front End Engineering Design) é a fase de pré-detalhamento, onde a estimativa de custo será ainda mais assertiva. É nele que serão entendidas e eliminadas quaisquer dúvidas a respeito do projeto básico, proporcionando ao Cliente a visualização completa da viabilidade do seu empreendimento.

No projeto FEED são definidos dados que servirão de suporte ao projeto detalhado, garantindo a minimização de custos, aumento da eficiência operacional e, principalmente, cumprimento do prazo de execução.

Projeto Executivo

É a fase de detalhamento, na qual o objetivo é elaborar e reunir, para execução da obra, todos os dados multidisciplinares finais, como especificação de equipamentos, layouts, materiais descritivos, desenhos, planilha de orçamento e o cronograma de execução do projeto.

O Projeto Executivo é realizado com base nos projetos básico e FEED, de modo a não descaracterizar as premissas definidas pelos estudos técnicos e operacionais fundamentados no projeto básico e conceitual. Além disso, no projeto executivo podem ser oferecidos serviços como Pareceres Técnicos (PATEC’s), nos quais os técnicos fazem as observações, estudo e conclusões que fizeram e registraram durante os levantamentos realizados, e Análises de Documentação do Fornecedor (ADF’s) que consistem na inspeção dos dados do fornecedor para correta aquisição de determinado material, equipamento, etc.

ATO

A Assistência Técnica a Obra (ATO) é o elo entre os projetos de engenharia e o canteiro de obras, de forma a auxiliar o Cliente durante a execução e gerenciamento da mesma. Esse auxílio é feito através de inspeções de verificação, onde são confrontados os documentos gerados no projeto executivo com o que de fato está sendo construído, além de reuniões com fornecedores e orientações, visando sempre qualidade, organização e agilidade na obra.

As Built

Como a sua própria tradução “Como construído” indica, refere-se à atualização da documentação de engenharia, como plantas, materiais descritivos e desenhos, a fim de refletir exatamente o que foi executado na obra. O “As Built” é de suma importância para garantir a conservação, manutenções (preventiva, preditiva e corretiva) reformas e, principalmente, futuras ampliações de um empreendimento.

Disciplinas

Quer descobrir como a SANDECH pode ajudar em seu projeto?

Entre em contato e um de nossos consultores irá te atender.

Contato